Alimentação sertaneja e do interior da amazônia: onomástica da alimentação rural

amejás = peixes de água doce; vide buraquara.

amêndoa: parte alimentar de sementes comestíveis, da castanha do Pará (Bertholletia excelsa), da castanha do caju, da castanha do Maranhão, do pinhão do Paraná, do pequi, etc.; vide castanha. A amêndoa, doce e amarga, da Ásia (Prunus amygdalus) do comércio, produto importado. A árvore chamada amendoeira (Terminalia catappa) também produz fruto com semente comestível, (vide "anoz"); por sua vez, a semente de jaca, torrada, tem gosto de amêndoa (vide jaca).

amendoada: doce caseiro, de amêndoas, da castanha de caju, no Nordeste.

amendoim, mendubi, mindubi, mundubi: grão (semente) de Arachis hipogaea e outras espécies (Vide F. C Hochne — Flora Brasílica, 1940): usa-se geralmente torrado com sal, ou cru ou torrado, em doces (v. gr. pé de moleque); torrado e moído, passa a ser chamado "gingilim ou gergelim". Nos Estados Unidos extraem "manteiga de amendoim" (J. Decker); e as indústrias do óleo ou azeite de amendoim. Valor energético da substância 648 calorias e do óleo 930, seg. Alfredo de Andrade.

amido: polvilho, amido, fécula, substância feculenta ou amilácea.

amido: fécula.

amoníaco ou sal amoníaco (das farmácias): usado em vários doces, v. gr., no Nordeste, nas "broinhas de fubá de milho", seg. Gilberto Freire — Açúcar, p. 103. Em Campos (Estado do Rio), nas "rosquinhas econômicas" (não levam ovo).

ananaí (amaz.): pequeno ananás silvestre (A. da Mata).

ananás: vide abacaxi.

andu (na Amazônia): guando, guandú (Cajanus indicus), seg. A. da Mata.

angu, pirão, purê, pureia, papa: massa mole, de fubá de milho ou de farinha de mandioca; feito em água e sal, ou com leite, ou com caldo de peixe, de carne ou de camarão, para comer com guisado respectivo ou carne frita ou assada; assim, angu de milho, toucinho e carne de porco, em Minas; pirão de farinha de mandioca para comer com cozido (a que no Rio Grande do Sul chamam "fervido": na Amazônia "maniçoba", etc.); o angu de feijão é mais geralmente chamado tutu. Quando feitos com leite,os

Alimentação sertaneja e do interior da amazônia: onomástica da alimentação rural - Página 221 - Thumb Visualização
Formato
Texto