A. da Mata, a fruta da condessa no Rio de Janeiro é um biribá (Rollinia aff. orthopetala, anonácea).
biri-biri (peixe): piaba pequena.
biroró (no Rio de Janeiro): variedade de beiju.
biscoito: doce seco, assado ao forno, feito de farinha de trigo, de fécula, ou de massa de mandioca ou outra, com leite, açúcar, manteiga ou banha, etc. Vide também bolacha.
boa (na gíria): cachaça (citada por Luiz Edmundo, 1. c. p. 65).
bobó (da gíria): pulmão de boi ou bofe; vide bobó de inhame. Na Amazônia, bobó é massa de feijão arredondada, envolta de azeite de caiaué ou dendê e pimenta em pó (A. da Mata).
bobó de inhame (na Bahia, seg. Sodré Viana): inhame cozido em água e sal, camarões secos moídos, pimenta malagueta e azeite de dendê, em purê; o termo bobó designa também feijão cozido com banana e azeite de dendê, para comer com inhame.
bode: caprino macho, adulto; a carne é frequentemente comida pelos sertanejos do Nordeste, considerada a melhor iguaria no Alto do Aracati-açu, seg. Chac. e Quint., Julho 1941, p. 69. Vide cabra e cabrito.
bodeco: filhote de pirarucu (Raimundo Morais — Os Igaraúnas, p. 397).
bodião, peixe da Bahia; vide aipi ou aipim (peixe).
bofe: pulmão de gado, mais geralmente usado em alimentação de cães; há, porém, comidas populares em que entra bofe, assim o badulaque; no plural: bofes ou frissuras, vísceras, órgãos internos.
boia (na gíria): refeição, comida; boia-caá, paracari ou pracaxi (Amaz.); mentrasto (Alagoas), meladinho (Pernambuco, erva de São João, no Rio): Peltodon radicans; condimento (A. da Mata).
bolacha: biscoito chato e algo espesso, de farinha de trigo, água, sal, gordura e por vezes um pouco de açúcar; geralmente produto barato, de fabricação pouco esmerada e que endurece depressa, dando a "bolacha cabeça de macaco", dura como pedra, a que se refere Raimundo Morais, em Os Igaraúnas (p. 73) ou o "brote" no Nordeste, bolacha grande e dura, segundo José Americo de Almeida (Bagaceira). Há também bolachas de primeira qualidade no comércio (nas padarias, as bolachinhas), inclusive bolacha sem sal e bolachas sem açúcar, para doentes.