Pluto Brasiliensis; memórias sobre as riquezas do Brasil em ouro, diamantes e outros minerais v. 1

Ouro na Província de São Paulo.

A história da descoberta de ouro na Província de São Paulo, como a de outras províncias brasileiras, está em tão íntima relação com a das primeiras entradas dos habitantes do litoral no interior do país, que se não podem separar perfeitamente uma da outra.

Mesmo que eu pusesse de lado tudo que não fosse absolutamente necessário e tivesse em mente tão só escrever a história daquela província, não me seria possível fazer uma distinção completa.

Só uma pena hábil, melhor portanto que a minha, poderia tornar interessante a dissecação histórica de matéria tão curiosa quanto instrutiva. Na falta de outros recursos, limitar-me-ei à descrição dos fatos. Os meus leitores só encontrarão, pois, neste livro, uma apreciação singela das notas que reuni sobre a matéria, parte das quais sobre cousas que tive oportunidade de observar.

Cerca de um século se escoou após a descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral, sem que se pressentisse a existência da riqueza metalífera encerrada no subsolo brasileiro. A população primitiva se encontrava no mais baixo grau de cultura e era de mau aspecto, semelhante aos primitivos habitantes do México, de que já se apiedavam os espanhóis sedentos de ouro, no tempo das primeiras descobertas. Faltavam, também, elementos que apressassem os descobrimentos. Por isso mesmo, só tiveram lugar no tempo das frequentes correrias no interior do país, à caça do índio, à proporção que o povoamento progredia.

Pluto Brasiliensis; memórias sobre as riquezas do Brasil em ouro, diamantes e outros minerais v. 1 - Página 29 - Thumb Visualização
Formato
Texto