Pluto Brasiliensis; memórias sobre as riquezas do Brasil em ouro, diamantes e outros minerais v. 1

As principais expedições partiram da Capitania de São Vicente, que mais tarde recebeu o nome de São Paulo. Ali, os novos colonos europeus uniram-se aos selvagens vizinhos e misturaram-se com eles, dando origem a uma raça nova, dos chamados paulistas, nome aplicado a todos os habitantes de São Paulo.

Os habitantes de Minas foram chamados mineiros, denominação, porém, a que se não deve atribuir sentido próprio(1). Nota do Autor

Os paulistas foram os primeiros que, devassando o sertão, descobriram ouro. Um documento na Câmara de São Paulo, menciona expressamente um certo Afonso Sardinha, autor da primeira descoberta de ouro, na serra de Jaraguá, em 1590,(2) Nota do Tradutor e da do ferro e prata do Morro de Araçoyaba, embora se deva por em dúvida a existência desta última, pois, até hoje, a notícia não foi confirmada.

O rumor da descoberta do ouro espalhou-se como fogo nas secas campinas inflamáveis. Ouro! Ouro! Ouro!(3) Nota do Tradutor foi a senha.

Pessoas de todas as condições, fidalgos e plebeus, ricos e pobres abandonaram seus lares tranquilos, seus negócios, família e bens; mulheres e crianças, todos estavam possuídos de visões sedutoras que os impeliam a pesquisar morros auríferos, lagoas e rios, revolucionados por centenas de boatos fabulosos.

Pluto Brasiliensis; memórias sobre as riquezas do Brasil em ouro, diamantes e outros minerais v. 1 - Página 30 - Thumb Visualização
Formato
Texto