verdejantes". Em outro lugar o Coronel Church, falando do rio Pilcomayo, que cruza o fundo do antigo mar dos Pampas, diz que "entre 290 e 320 quilômetros a contar da foz, o rio Pilcomayo infiltra suas águas num vasto pantanal que mede cerca de 160 quilômetros de diâmetro, onde nem se consegue divisar o canal principal".
Mais além, afirma o mesmo autor: "Depois da junção do São Lourenço (ou Cuiabá) com o Paraguai, este último, já agora rio caudaloso, move-se preguiçosamente rumo ao sul esparramando suas águas na estação chuvosa por centenas de quilômetros à esquerda e à direita, até cerca de 20° de latitude sul, transformando pântanos em vastos lagos como o Mandioré do lado boliviano; restitui assim, temporariamente, a milhares de quilômetros quadrados, a primitiva condição lacustre da região".
Passando em revista um relato de explorações feitas no Alto Paraguai pelo Capitão Henry Bolland, o Coronel Church tem as seguintes expressões: "Foram vãs todas as tentativas feitas no sentido de se descobrir um caminho praticável através do Chaco boliviano, partindo do rio Paraguai, abaixo de 19° de latitude sul; e conforme seja a estação de que o viajante se aventure por essas plagas, poderá morrer de sede ou afogado antes de atingir o sopé dos Andes a 650 ou 700 quilômetros de distância".
Em outra passagem do mesmo trabalho lemos o seguinte, com relação à rota de Assunção a Santa Cruz: "Durante a seca, todo o percurso de 917 quilômetros é tão falto de água, na seca, quão empantanado nas chuvas e os animais empregados na travessia frequentemente morrem de sede