VI. — Este quadro tenebroso do poder, que abusa, e dos liberais que são traídos, perseguidos e também infamados,(5) Nota do Leitor teve grande influência no futuro do jovem estudante de Olinda. Até 1840 só cuidou de esclarecer e robustecer o espírito nas crenças liberais, cogitando os princípios nos melhores livros, e os fatos nos acontecimentos que tamanha sensação já nele produziam.
— Foi na comarca de Pastos Bons (Maranhão), em casa da avó, onde estava passando as férias do 3° ao 4° ano letivo, que Furtado recebeu a afligida notícia do assassinato de seu padrasto, vítima da reação, que assumira o poder com o gabinete de 19 de setembro de 1837.
VII. — "Quando Feijó no seu patriotismo, que teve só igual nos tempos do heroísmo da antiga Roma, entendeu que devia resignar o poder nas mãos dos adversários, veio com a mudança de política no Império o domínio dos conservadores ou partido do regresso, como era então chamado, correspondendo-lhe nesta província (Maranhão) os cabanos. Pelo número e sucessivos triunfos eleitorais, campeava em Caxias o partido liberal, tendo na direção suprema, entre outros caracteres honestos, Raymundo Teixeira Mendes, que gozava a justo título de preponderância e popularidade. Aos primeiros sopros da reação consertou com seus sequazes aquele façanhudo potentado (Severino Dias Carneiro) a quem talvez o odre de Thomyris não bastasse para saciar a sede de sangue, desfazer-se deste e de outros populares e poderosos adversários para mais desafogada e facilmente poder firmar seu domínio de