a importante riqueza, representada pela nossa principal senão única indústria, se acha abalada e depreciada pela promessa da emancipação do elemento servil, que o gabinete atual, atrás de uma glória efêmera, fez ao mundo; e que, entretanto, há decorrido um ano sem que apresentasse o respectivo projeto. O ministério tem deixado o país debaixo dessa terrível pressão, o que é muito pior do que se tivesse logo dito o modo como queria resolver este tremendo problema. (apoiados)
E quando, Sr. Presidente, as últimas notícias, anteriores às vindas pelo vapor "Arinos", abriam o coração às alegrias e esperanças de que a guerra tocava o seu fim ...
O Sr. T. Ottoni: — O ministério asseverou.
O Sr. Furtado: - ...o ofício do Sr. Marquês de Caxias, publicado anteontem, veio anuviá-las com sombrias apreensões, apreensões que a leitura deste ofício não pode deixar de despertar nos espíritos, ainda os menos tímidos.
Não desenvolverei essas apreensões; sobra-me para o meu propósito mencionar alguns fatos, atestados naquela peça oficial.
O inimigo possui ainda mais de 20 mil homens atrás de formidáveis fortificações...
O Sr. T. Ottoni: — Só no quadrilátero.
O Sr. Furtado: - ...conserva livres várias vias de comunicação para a capital e para o interior do país.
O nobre general em chefe dos exércitos aliados, sendo convidado pelo nobre general brasileiro para resolver sobre o plano das operações militares, respondeu-lhe: — que ia pensar e lho daria por escrito.