certo era para maravilhar. Nestas circunstâncias é supérfluo dizer que quase todos foram plenamente reprovados. Como remédio a esse mal só a Escola Normal. É o primeiro passo para melhorar a instrução. Estabelecida ela e imposta a sua frequência como condição aos que aspiram ao magistério; proibido por lei expressamente, que jamais se admita a concurso ou que nomeie interinamente para esse serviço quem não provar ter frequentado por espaço nunca inferior a um ano, a Escola; em pouco tempo encontraremos pessoas habilitadas para o desempenho desta importante tarefa. Melhorar a condição dos mestres dando-lhes vantagens que lhes garantam uma subsistência modesta mas honrada e independente, é outra medida necessária para o melhoramento do ensino primário. O professor primário, disse-o Cousin, é a instrução primária em pessoa. Tudo que prejudica ao professor reflete sobre a instrução, e para que a instrução floresça é mister que o professor não seja mal remunerado. Sejam eles bem pagos para deles se exigir as necessárias garantias de habilitação e moralidade. Restrinja-se o seu número quando a província não puder comportar maior despesa com este serviço; limite-se ao estritamente necessário; haja poucos, embora é isso preferível ao ver-se levantado em cada ponto da província uma casa com o título de escola pública, um ignorante arvorado em professor, em pura perda para os cofres provinciais e sem vantagem alguma para a população. O ensino obrigatório é outro meio que julgo conveniente para espalhar a instrução, visto que a indolência ou indiferença dos pais pela educação intelectual e moral dos filhos ou esse refinado egoísmo que os leva preferir os insignificantes serviços que nos misteres da casa ou nas lides do campo lhes podem prestar as crianças, a dar a estas a instrução de que mais tarde hão de precisar para os menores atos da vida. A instrução secundária: impropriamente se chama