A instrução e as províncias - Vol. III

1857 — Lei sobre o ensino (conselhos literários, asilos de indigentes ou mistos, ensino de ofícios mecânicos, do magistério); jardim botânico, biblioteca pública; estatística da província; regulamento da instrução (programa das escolas do 2º grau), professor adjunto, casas para escolas; inspeção; ensino secundário; instrução primária superior; perda de direitos políticos aos analfabetos de 21 anos; Escola Normal da arte, sementeira de mestres para as províncias; caráter uniforme do ensino público; programa de ensino secundário por lei geral; escolas comerciais e industriais: Escola Normal secundária; preparação do professorado secundário; ensino prático agrícola - 239

1860 — Inspeção remunerada e falha; obrigatoriedade do ensino; estatística; despesas com a instrução; ensino secundário - 249

1862 — Louvores aos professores; exames finais nas escolas; decadência do ensino secundário - 253

1865 — No Paraná gasta-se muito e aprende-se pouco; excesso de garantias ao professorado; o liceu com três aulas e 15 alunos e sem exames - 254

1866 — "Curemos de depurar o ensino tirando ao professorado o caráter de especulação que o enfeza, para restituir-lhe o de sacerdócio que o enobrece"; necessidade de uma Escola Normal; falibilidade dos concursos; despesas com a instrução; vencimentos dos professores - 256

1867 — Má inspeção; ensino obrigatório; criação da Escola Normal; asilos; caixas de beneficência; bibliotecas populares; seções normais, filiais de uma grande escola na arte; professores adjuntos; ensino secundário falho - 258

1868 — Ensino obrigatório; aula de pedagogia; subvenção a um colégio particular de ensino secundário - 263

1869 — Extinção de cadeiras; despesa com a instrução - 264

1870 — Prurido de legislar; perseverança na reforma do ensino; sugestões (concursos, obrigação da instrução pelos párocos, comissários de comarca, cadeira de pedagogia, reforma do liceu); relatório do dr. Bento Fernandes de Barros; criação de uma Escola Normal - 265

1872 — "Evitemos a desorganização da instrução pelo excesso e diversidade de remédios"; ignorância dos mestres; falta de método; relaxamento dos pais; criação de uma aula normal; ensino obrigatório; escolas noturnas; dotação para construção de uma casa escolar - 278