A instrução e as províncias - Vol. III

1889 — A instrução pública na província progride com o mesmo desenvolvimento que tem tido em outras províncias do Império; carência de pessoal suficiente e habilitado; pobreza de pais de família; inspeção falha - 505

GOIÁS

1835 — Distâncias e pequenez das rendas públicas não permitem a criação de escolas; maior frequência em escolas particulares; reforma do ensino (escolas de dois graus, escolas de meninas; liberdade de abertura de aulas; obrigação de aprender; do magistério; inspeção nos municípios) - 506

1837 — Aumento da frequência; carência de professores; escolas e alunos; aulas menores de ensino secundário - 509

1838 — Remuneração aumentada; escolas e alunos; escolas particulares; despesas com a instrução - 510

1839 — Preparação de mestres; instrução do clero - 510

1841 — A instrução progride - 511

1842 — Infrequência nas escolas; despesas com o ensino - 511

1844 — Aula de ensino mútuo; cadeira de teologia e pensionista da província - 512

1845 — A instrução primária derramada em toda a província; escolas de 2º grau - 513

1846 — O estado atual da instrução não é satisfatório; mestres sem habilitações; legislação defeituosa; escolas e alunos; despesas com a instrução; criação do liceu - 513

1847 — Professores faltos de conhecimentos - 514

1848 — Necessidade de uma Escola Normal; esperanças de melhoramento no liceu; carência de compêndios; despesa crescente com a instrução - 515

1850 — Estado desanimador da instrução; escola de habilitação para professores; inspeção severa das aulas; aula normal; escolas e alunos; aula de música; biblioteca pública; ensino secundário; párocos, inspetores escolares - 516

1851 — Aula Normal, na falta de uma Escola Normal; cadeiras vagas sem opositores; impontualidade de pagamentos aos mestres; escolas e alunos; biblioteca sem livros - 518

1853 — Ensino secundário; cortes na dotação do ensino - 519