A instrução e as províncias - Vol. III

1884 — A escola agrícola de Piracicaba; nove escolas nor mais; conferências pedagógicas; doze escolas de ensino comercial prático; novo regulamento de ensino (redução do programa do curso normal) - 217

1885 — Insuficiência do mestre e imperfeição do sistema nos provimentos das cadeiras; falta de tirocínio e prática da profissão; pouca utilidade para o ensino tem prestado as escolas normais - 219

1886 — Inexecução do regulamento de ensino; anarquia do ensino; escolas duplicadas, matrícula aumentada e nenhum aluno pronto; obrigatoriedade falha; animação ao ensino particular; inspeção quase nula; fundos escolares sem cota; de ensino profissional só a escola agrícola de Piracicaba funciona - 220

1887 — Despesa com o ensino - 225

1888 — O estado da instrução primária em relação à matrícula e frequência e aproveitamento de alunos não é satisfatório... ; escolas e alunos - 225

PARANÁ

1854 — Aulas e alunos; infrequência; ensino aventureiro; mestres inábeis e mal remunerados; casas de escolas; inspeção municipal; escolas de 2º grau; ensino obrigatório; métodos; frequência mínima; escolas de meninas; instrução da mulher; ausência de ensino secundário; o liceu de Curitiba; estudos de agricultura, comércio e indústria; o ensino particular; despesas com a instrução; lei regulando o ensino (ensino secundário, obrigatoriedade, subvenções, inspetoria geral) - 228

1855 - Liceu sem professores; escolas do 2º grau; arquivo público - 235

1856 — Estatística; "desejo de instrução que domina a generalidade das escolas"; internato de ensino profissional; livros escolares; escolas práticas de ciências exatas e naturais aplicadas às artes, ao comércio, agricultura; disseminação de escolas literárias; sugestões(exequibilidade do ensino obrigatório, propagação da instrução primária, conferências entre os professores); liceu-internato; classes normais - 236