os que concorreram, em sua maioria, não eram professores. Os exames foram realizados com alguma benevolência; mais ou menos ficou verificado a capacidade moral de cada um deles, e firmada a condição de funcionário público. Não penso que deveis elevar os seus vencimentos senão quando tenhais criado a Escola Normal, e para os que se habilitarem perante ela. Por enquanto talvez seja conveniente a supressão de algumas cadeiras que não tenham professores habilitados e capazes de ensino. Todos os administradores da província têm denunciado o estado decadente da instrução, todos os legisladores têm afirmado, e afirmam por seus atos, isto é, por suas leis que aquela proposição é verdadeira; são acordes em apontar o único caminho da reforma, a instrução do mestre, e aconselhar a criação da Escola Normal; e nada se tem feito, e nada se faz. Qual a dificuldade? A despesa? Substituindo o Liceu pela Escola Normal essa razão desaparece. Além disto, creio, que sem inconveniente se poderá suprimir a aparatosa e inútil repartição da Instrução Pública. O inspetor geral passará para secretaria do governo, como chefe de uma seção especial. Não seja, portanto, a despesa o grande obstáculo.
Existem 33 inspetorias regionais: 30 providas e três vagas. Severa vigilância sobre a conduta do professor e sobre o ensino local, foi sem dúvida a grande razão que aconselhou a criação destes fiscais. O inspetor geral afirma que longe estão eles de se compenetrarem da importância do cargo; alguns são tão negligentes no cumprimento de seus deveres que se entregam à discrição e ao arbítrio do próprio professor. O inspetor regional de Pedro Afonso, além de passar atestado falso, achava-se pronunciado por crime de homicídio, e exercia, não obstante seu cargo. Os mapas trimensais são em regra organizados à vontade dos professores, e simplesmente assinados pelos inspetores; outros há que nem assim os remetem, embora, a inspetoria geral muito lhes tenha recomendado a observância do preceito