Narrativas de uma viagem ao Brasil

crédito aos outros, em larga medida. Em seus negócios, prevalece a astúcia mesquinha e velhaca, principalmente quando efetuadas as transações com estrangeiros, aos quais pedem o dobro do preço que acabarão aceitando por sua mercadoria, ao passo que procuram desvalorizar o que terão de obter em troca, utilizando-se de todos os artifícios ao seu alcance. Numa palavra: salvo algumas exceções, são as pessoas inteiramente destituídas do sentimento de honra, não possuindo aquele senso geral de retidão que deve presidir a toda e qualquer transação entre os homens.

A cidade dispõe de grande número de artífices, entre os quais lapidários, joalheiros e ourives, excelentes em sua arte, mas deficientes em matéria de atualidade e gosto. Há também alguns bons alfaiates, sapateiros e curtidores. Estes últimos preparam o couro em quantidade suficiente para a exportação desse artigo, destinado à costa, de modo geral. Foi iniciada uma fundição de bronze para canhões, mas dela não restam vestígios. As fábricas são expressamente proibidas, exceto as de couro e de determinadas bugigangas. Um tecelão que há pouco tentou estabelecer uma de tecidos de algodão, nas vizinhanças da Bahia, foi mandado para a Europa, sendo destruída sua maquinaria.

A província compreende cinquenta léguas de costa, a maior parte nos arredores da baía de Todos os Santos, além de uma pequena faixa, ao norte. Embora seja uma das menores subdivisões do Brasil, é a mais fértil, populosa e luxuriante, produzindo incalculáveis riquezas.

A principal cidade é Cachoeira, a quatorze léguas da Bahia, dispondo da mais encantadora situação nas margens de um pequeno rio, sendo mercado para as minas de ouro e as produções da região em derredor. Um seminário denominado Belém foi fundado pelos jesuítas, perto dessa cidade, destinado à instrução dos jovens, filhos de colonos e de índios, e baseado nos princípios mais liberais; entrou em decadência, porém, com a extinção da Ordem.

Jaguaripe, Santo Amaro [Amoro], Jacobina, Sítio [Do Sítio] e São Francisco, todas na província, são cidades operosas. A ela também pertencem as ilhas de Itaparica e de São Paulo.

Narrativas de uma viagem ao Brasil - Página 173 - Thumb Visualização
Formato
Texto