até mesmo com essa ajuda, sinto-me bem doente, dia a dia mais fraco. E se não me concederem os benefícios do ar e do exercício, receio muito pelo que possa acontecer; terei de morrer na prisão. Minha mulher sofre de modo diverso do meu, queixando-se de dores violentas e de inchações por todas as partes do corpo.
Verificando que estávamos visivelmente esquecidos, e perdurando a miserável situação de angustiante espera, escrevi ao desembargador Cláudio, no dia 19, solicitando-lhe uma audiência. Recebi insultuosa resposta: quando necessário, ele mandaria chamar-me. Nos três dias subsequentes, vi minha tripulação passar diante da janela para ser inquirida, o que me levou a esperar estivesse próximo o meu depoimento. Não me enganei. No dia 24, tive a satisfação de ver a escada ser mais uma vez arriada. Intimado a subir, fui conduzido, sob escolta, à sede da Comissão. Interrogaram-me novamente das três às oito horas, a respeito da transação de pau-brasil. Informaram-me, então, que eu seria em breve chamado outra vez, e fui reconduzido à prisão, onde encontrei minha mulher seriamente alarmada diante de tão prolongada ausência. Senti a esperança renascer em meu peito, pois minha constituição revigorara-se consideravelmente graças ao ar puro, permitindo-me suportar com muita paciência o intervalo que mediou até o dia 27.
Nessa data, concluiu-se minha inquirição. Depois de encerrada, fiz ver, em termos vigorosos, qual a nossa horrível situação, e obtive a promessa de sermos transferidos de masmorra. Às quatro horas da tarde, fomos conduzidos para cima, a um pequeno aposento com tabiques de madeira, sendo-nos concedida a liberdade de passarmos a outro maior, contíguo. Cada qual possuía uma janela, sem grades, havendo livre circulação dessa inestimável bênção, o ar puro. Uma sentinela armada foi posta diante de nós.
28 de julho. Dormi muito mal, sendo obrigado a deixar nossa porta parcialmente aberta a fim de que o soldado pudesse ver nossa janela, que é provida de venezianas para impedir a entrada do ar da noite, mas não tem outro fecho, salvo uma taramela. Achamos, aqui, o ar tão excessivo como fora deficiente lá embaixo, sendo o aposento uma simples estrutura