Narrativas de uma viagem ao Brasil

de tábuas, quadrada, de aproximadamente onze pés de altura, aberta até o telhado, onde se apóia em pesadas vigas. Faltam muitas telhas, e o vento frio, que penetra pelas falhas da cobertura, assobia em cima de nós, de maneira bem desagradável. Alguns morcegos, que se refugiam no edifício, esvoaçam de um lado para o outro, completando os agréments noturnos de nossa nova morada. Foram transmitidas ordens severas para que eu não converse com pessoa alguma e não envie ou receba cartas.

29 a 31 de julho. Durante a noite, continuamos ainda muito molestados por causa da jogatina dos oficiais, as mudanças da guarda, etc. São de fato chocantes o barulho, que nunca cessa, e a confusão. Graças aos céus, sinto que estou recobrando ràpidamente a saúde. Minha mulher não tem a mesma sorte.

1º de agosto. Por ocasião do apresamento do navio, a Comissão encontrou um embrulho em cima de minha mesa de trabalho, contendo pequena quantidade de ouro em granetes, de mistura com areia cor de ouro, que me fora trazido como amostra por um morador de Porto Seguro. Isso despertou-lhes forte curiosidade, e eu fui cerradamente interrogado a respeito do assunto. Não fiz segredo algum da fonte de onde obtivera a amostra, mas declarei ignorar o nome e a residência do indivíduo de quem a recebera, embora acreditasse que fosse de uma povoação distante. A Comissão declarou-se disposta a descobrir o homem e insistiu em que eu empreendesse com ela uma viagem nesse propósito. Não levantei qualquer objeção (sabendo que seria inútil), mas certo de que nada lhes adiantaria se acaso encontrássemos o pobre diabo, o que, afortunadamente, não aconteceu. Esta noite, o intérprete veio informar-me de que eu teria de acompanhar o desembargador e as demais pessoas, na manhã seguinte, devendo estar pronto antes das cinco horas.

2 de agosto. Montamos a cavalo às seis horas. Éramos sete ao todo, e seguimos pela praia em direção ao sul. Ao cabo de uma hora de marcha, voltamo-nos abruptamente para oeste, terra adentro; e subindo por uma íngreme encosta, em

Narrativas de uma viagem ao Brasil - Página 39 - Thumb Visualização
Formato
Texto