Narrativas de uma viagem ao Brasil

breve chegamos à capela de Nossa Senhora da Ajuda(23) Nota do Leitor, que fica no alto. A paisagem que daí se descortina é de fato grandiosa, abrangendo não só a região em torno como também o oceano adjacente, ao qual os muros brancos da capela formam excelente baliza. E a padroeira, a Virgem, é especialmente invocada pelos navios e barcos pesqueiros das costas vizinhas, em caso de perigo ou de ventos contrários. Sua fama estende-se até mesmo à cura de vários padecimentos, desde que invocada com a devida fé. O interior do edifício é decorado com desenhos grotescos de navios em apuros, quartos de enfermos, etc., havendo legendas debaixo de cada um, relativas aos diferentes episódios que pretendem comemorar(24) Nota do Leitor.

Depois de comer um biscoito e beber um pouco de boa "água" do vigário, visitamos diversas lavouras e engenhos da vizinhança, num dos quais conseguimos um guia índio. Perlongando o curso do rio, fizemos uma bela marcha através de linda campina, à qual apenas falta cultivo para transformar-se no melhor dos prados: o solo é de terra vegetal, preta, por vezes pedregoso e com manchas de barro e trechos de areia.

Deixando o terreno limpo, seguimos por estreita vereda que só admitia a passagem de um cavaleiro de cada vez, e penetramos numa velha mata impenetravelmente defendida dos raios solares pelas ramagens pendentes, em certos casos tão baixas que se tornavam embaraçantes. Ao fim de duas horas de vigorosa cavalgada, a paisagem abriu-se de novo, e passamos por diversas lavouras de cana-de-açúcar, mandioca, etc., em terras parcialmente arroteadas e inúmeras outras capazes de se tornarem belas pastagens ou campos lavrados. O cenário agora se transformara numa sucessão de morros baixos, estendendo-se de





Narrativas de uma viagem ao Brasil - Página 40 - Thumb Visualização
Formato
Texto