Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo II: Minas e os mineiros

É de um aspecto medonho esta enorme cara, uma massa colossal de xisto de ferro, que se eleva a uma altura de muitos mil pés sobre o plateau.(15) Nota do Autor Seus traços são formados de uma maneira grotesca e atravessados por fios de quartzo, estreitos uns, mais largos outros, que sobressaem do escuro itacolomito,(16) Nota do Autor e em certos lugares havia faixas verticais sob a dura crosta de mica. Com as chuvas de ontem, a água tinha lavado o minério fora das junções, fazendo com que os declives íngremes e os desabamentos de terra aparecessem como prata derretida a correr sobre uma montanha de ferro fundido, formação tenebrosa que se recusa a revelar o menor sinal de vegetação, e parece se achar ali para desafiar para sempre as forças da natureza. A ponta da montanha para o lado sul, onde as camadas correm em sentido quase perpendicular, tem a forma de uma cabeça de rinoceronte; até os chifres sobre o focinho do animal lá estão, pois o material menos resistente da pedra caiu e deixou uma linha denteada de picos altos, que lembra a serra dos Órgãos no Rio. Contemplando-a do oeste, como fazemos, apresenta-se inacessível; é o muro de ferro que Sikandar de Rum levantou contra Yajuj e Majuj em Darband.

Esta "Montanha da Cara Grande" é o pivot e centro das minas de ouro da parte central de Minas, especialmente das minas de formação pirítica. Abrindo-se o compasso com um raio de 0º30', traçando-se uma circunferência, toda a área contida dentro do círculo é, mais ou menos, aurífera. A botânica desta serra foi estudada por Spix e Martius e depois por Saint-Hilaire; as chuvas fortes impediram que Gardner chegasse aqui. Mr. Gordon fez a escalada pelo lado sul, onde encontrou um caminho perigoso, com pedras redondas e roliças, passando sobre espinhaços e beirando grutas e precipícios; a garganta perto de Alegria para sudeste também é de difícil subida. O melhor caminho de acesso é o de Brumado, que acabamos de visitar, fazendo-se a subida pela encosta mais suave pelo lado norte. No alto há um plateau com uma área de três milhas quadradas, aproximadamente, formando um pântano que seca no inverno; à beira desta água cresce a vegetação europeia com perfeição.

Como quase sempre acontece com as montanhas mineiras de grande altura, também o Caraça foi, durante muito tempo, uma ermida, onde a vida deve ter sido quase tão agitada como num farol há trinta anos passados. Em 1771 foi iniciada a construção de uma capela, onde se rezava missa para a população moradora dentro de um raio de umas cinquenta milhas; a capela foi dedicada a N. Sa. Mãe dos Homens. Perto havia um convento que abrigava uma comunidade de onze pessoas. Todas as obras foram feitas por um certo Irmão

Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo II: Minas e os mineiros - Página 14 - Thumb Visualização
Formato
Texto