Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo II: Minas e os mineiros

compreende perfeitamente a necessidade de substituir o carvão importado de além-mar por combustível brasileiro, e está em vigor a oferta de um prêmio de duas mil libras para a descoberta do tão desejado objetivo. O Sr. Arantes mostrou-nos com justo orgulho a medalha de ouro que lhe fora conferida em 1863, quando encontrou a duvidosa substância: o reverso mostrava a cabeça de S. M. Imperial e o anverso as palavras: Bene meritum premium. Contou-nos as suas inúmeras dificuldades; como tinham procurado desanimá-lo por todas as maneiras, chamando o seu feliz achado de raiz de árvore. O mesmo aconteceu em São Paulo, quando no fim da geração passada alguns inovadores propuseram-se a abandonar a desvalorizada cultura da cana-de-açúcar e substituí-la por café; foram ridicularizados como plantadores de fruteiras.

Água Quente tira seu nome de uma fonte termal, que foi encoberta por um deslocamento de terras. Em 1825 Caldcleugh falou com um velho que se lembrava ter bebido água morna, mas ele não sabia mais se tinha algum cheiro. Outros afirmam que esse elemento já apareceu uma vez na mina. Como sempre, a vila decaiu com a mina, que era a razão de ser da sua existência; possui 68 casas que ficam em regular distância umas das outras. O velho armazém da Companhia ainda existe em Bananal, perto de Água Quente, mas não se trabalha mais aí. Acima da mina há um pico chamado Morro-d'Água Quente, e Fonseca, que é nosso destino, fica na direção de sudeste.

Em companhia do Sr. Arantes, subimos um morro muito íngreme que nos levou à Chapada. O chão aqui ressoa sob as patas do cavalo, como se fosse de chapas de ferro; em certos lugares produzia-se um som oco, dando a impressão que a fina crosta quebraria com facilidade; as formações geológicas são geralmente assim nesta região. O aspecto do minério me fez lembrar a pedra de cal porosa de Malabar e da Índia ocidental; aqui, entretanto, trata-se de uma hematita riquíssima. Dr. Couto verificou que a vila de Água Quente se acha construída sobre um imenso depósito de cobre; placas da variedade vermelha com manchas de minério cor-de-cinza formam um auadro de xadrez de belo aspecto. À esquerda via-se a serra da Bateia, que é uma ramificação meridional da grande serra do Frio.(2) Nota do Autor À direita e descendo para trás, apresentando inúmeras fendas, levanta-se a montanha do Caraça, com seus altos picos; vê-se a estrada perigosa serpenteando pelas suas encostas.

Passando por uma pequena fazenda "do Moreira" — que não se deve confundir com a Freguesia de Paulo Moreira, a 12 léguas

Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo II: Minas e os mineiros - Página 22 - Thumb Visualização
Formato
Texto