Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo II: Minas e os mineiros

verdejantes. Está voltada para o poente, enquanto o rio corre de norte para o sul e as camadas são horizontais, exceto quando deslizam abaixo do nível da água. Da margem direita fronteiriça uma ponta delgada de terra projeta-se de um morro coberto de mata sobre as águas do rio. Um esplêndido jequitibá, muito copado, espalhando uma sombra imensa e deliciosa assinala esse acidente.

Cerca de cinco horas desembarcamos e dirigimo-nos à Lapa. Além da margem, cerca de quinze pés de altura, havia um pequeno roçado e uma pequena lavoura de tomates, quiabos (ou quingombôs), Hibiscus esculentus, misturados com cordão-de-frade.(23) Nota do Autor Depois de alguns passos alcançamos o penhasco com suas fendas, de onde surgem arbustos e se enroscam as trepadeiras. Aqui também os arcos têm uma aparência de tijolo e os altos cáctus em forma de órgão vicejavam na base. A caverna está voltada para o sul e fragmentos de rochas entulham a entrada. Mais acima, uma laje em forma de escudo encobre uma galeria de três pés de altura e que, dizem, estende-se por duas milhas. Há também um poço de pouca profundidade de onde se tirava salitre, mas no qual apenas encontramos fragmentos de calcário conhecido por "osso de cavalo".

10 de setembro. A noite estava fria, e uma brisa gélida soprava do leste, vinda das montanhas de Diamantina e a "corrubiana" aparecia ao longe sob a forma de nuvens riçadas de uma orla escura. Após vinte minutos de trabalho, chegamos à cachoeira das Ilhotas, lugar perigoso,(24) Nota do Autor mas fácil de ser aberto por ser estreita a crista dos rebordos. O sol tornava-se quente, o vento leste estava excepcionalmente frio e forte; meus companheiros começavam a sentir-se mal. João Pereira estava tratando com arnica um braço machucado e foi obrigado a deitar-se, fazendo um sério vazio em nossa tripulação. Os demais haviam-se queixado há alguns dias de uma sensação de mal-estar, dor de cabeça e insônia, sem razão aparente. Resolvi adotar novo método e fazer alto durante o forte do calor. Entendendo que a "Elisa" estava sobrecarregada a estibordo, tiramos uma tábua e descobrimos que o carpinteiro, além de consertar a fenda, não se dera ao trabalho de retirar os cavacos após o reparo. No cabo de Benin, nenhum de nós teria escapado da febre, e uns poucos teriam desembarcado, isto é, permanecido nas margens.

Depois de Ilhotas, enfrentamos os três Jenipapos. O número um é uma ilhota coberta de mata, protegida por uma perigosa ponta. Há rochedos em abundância e a corrente fervilha em torno deles. Tomamos o lado esquerdo da ilhota e passamos raspando as pedras submersas. Aqui, em junho de 1866, naufragou uma canoa com aparelhamento de fabricação de açúcar, no caminho de Sabará para Januária.(25) Nota do Autor

Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo II: Minas e os mineiros - Página 353 - Thumb Visualização
Formato
Texto