Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo II: Minas e os mineiros

por uma argila dura, árvores e um emaranhado de raízes. O braço esquerdo do rio é aqui acinzentado ao centro e límpido próximo as margens. Do lado oposto avistamos uma fazenda com uma alameda de árvores nobres, tendo ao norte uma mata fechada, viçosos e extensos relvados.

Pela primeira vez encontramos uma coroa com boa reserva de pássaros.(31) Nota do Autor O urubu, encarregado da limpeza, indiferente ao fuzil, abria as asas ao sol e parecia convencido de ter costas prateadas. O pequeno charadriadae (maçarico) pulava alegremente pelas areias, juntamente com o "manuelzinho-da-coroa", a scolopax (galinhola), como de meias vermelhas (vanneau d'Amerique, Vanellus cayensis, Neuw.) de penas variegadas, seguia as pegadas do gado. A América espanhola chama-a de acordo com o grito tero-tero. Os portugueses preferem quero-quero e espanta-boiada,(32) Nota do Autor seus hábitos são semelhantes aos do fradinho, ele assola os pântanos e pastagens, parece nunca dormir e é uma praga para o homem esportivo. Em notável contraste com sua desagradável vivacidade, há o solene acará, ou garça-real, com suas pernas finas sustentando um corpo sempre delicadamente branco e limpo. Uma andorinha muito pequena como a Sterna hirundo, com o branco de neve contra o fundo azul do céu, adejava bem baixo tal como a subida e descida das borboletas. A gaivota, que os tupis chamam atyaty ou cará-caraí, de costas negras e bico vermelho, lembrou ao meu companheiro os que fazem a comunicação entre Memphis e o golfo do México, ou as colônias delas que vi no lago Tanganica. O bando inteiro elevou-se aos ares e, em círculos e mergulhos ameaçadores, parecia decidido a combater a nossa cadela Negra, uma vez ou outra, mudando de tática e fingindo atacar os homens. Estavam enraivecidos pela nossa invasão na propriedade privada deles e com a estupidez proverbial, revelavam pelos gritos os segredos de suas acomodações. Revidamos tomando os seus ovos(34) Nota do Autor que eram do tamanho dos de maçarico com pintas claras e cor de chocolate sobre fundo de cor creme-sujo. Eles reagiram com uma insistente perseguição em torno de nosso pouso, conseguindo impedir que dormíssemos até de manhã. Ficaram prontos desde a madrugada, cruelmente prontos para nos ver partir com insultos e execrações.

O "Menino" encontrou sobre as areias as paralelas que poderiam ser tomadas por marcas das rodas de uma carroça. Disse que eram sinais da temível sucuriú(34) Nota do Autor ou serpente das águas. Mas Chico Dinis entendeu que a estreiteza da pista antes seria de um pequeno jacaré. A horrenda serpente habita geralmente águas estagnadas e só eventualmente visita os rios. É anfíbia e, quando não é perturbada pelos homens e queimadas, alcança o tamanho descomunal de trinta pés.

Viagens aos planaltos do Brasil - Tomo II: Minas e os mineiros - Página 371 - Thumb Visualização
Formato
Texto