Cada alcova tem um ou dois leitos(1) Nota do Autor com enxergão de vime, couro ou tábuas e colchões de capim ou palha de milho. A roupa de cama, em geral, é boa, sempre limpa, e as fronhas têm largas beiras de renda. A sala de jantar encontra-se, muitas vezes, no meio da casa, de modo que as mulheres, reunidas atrás das portas, podem observar o forasteiro, sem serem vistas por ele. Uma particularidade é a toalha de mesa, considerada de absoluta necessidade; mesmo quando a refeição consista somente de uma simples porção de feijão servida por um negro, com um caixote de viagem servindo de mesa, este sempre estenderá uma toalha. Outro característico é a inevitável presença, na mesa, de um paliteiro de forma esquisita, que na sua pequenez demonstra muita ingenuidade do fabricante alemão. Nossos patrícios geralmente partem da nossa terra com um desprezo enorme pelo bem asseado palito(2), Nota do Autor cujo uso qualificam de costume imundo. Entretanto, em poucos meses descobrem que é indispensável nos trópicos; mas como nunca aprenderam a maneira conveniente de empregá-lo, o aspecto que apresentam quando fazem uso dele não é nada agradável. Quando a moradia do fazendeiro se acha no andar térreo, a sala é lugar de passagem para carneiros e cabritos cheios de vermes e ainda para os porcos e as aves de criação; assim também era a casa campestre dos irlandeses na geração passada. Mesmo os proprietários mais ricos pouco se importam com o incômodo destes animais, que as crianças da casa e os negrinhos seminus se divertem em enxotar com paus e pedras.
Falta na fazenda uma porção de coisas que o viajante, acostumado ao conforto, desejaria ter. Mas com toda a sua rudeza há uma hospitalidade espontânea e, se o dono for um homem educado ou viajado, o forasteiro encontrará uma solicitude no que diz respeito a seu conforto e uma boa vontade tão sincera como não me lembro ter experimentado em parte alguma fora do Brasil.
Na manhã seguinte visitamos os fornos da Fábrica. Na margem direita do rio Gongo há um afloramento de pedra de areia até a superfície, descendo em direção a oeste e formando uma camada sobre a jacutinga, que é facilmente transformada em ferro fundido e ferro em barras.(3) Nota do Autor Há uma riqueza estupenda deste minério, que me fez lembrar Unyamwezi na África central; estende-se por léguas e mais léguas. Martius e Saint-Hilaire são unânimes em afirmar que, como Plínio em relação à pequena Elba, parte de Minas possui uma riqueza de ferro inesgotável. O minério contém de 50 a 80% de ferro puro; o que vimos sendo explorado continha 60%. Que preço não alcançaria na Inglaterra, que tem de se contentar com 20 a 35%! O interior brasileiro conserva o método catalão ou direto, de trabalhar