Cartas do Solitário

Tirante o estudo acerca do comércio de cabotagem, assunto nenhum foi tratado com desenvolvimento indispensáavel. Artigos para a imprensa diária não podiam ter outro mérito mais que a clareza do enunciado e a saliência do argumento. É o que atenua as lacunas poderá desculpar a brevidade de cada esboço.

Entretanto, por fortalecer uma doutrina ainda nascente, todo o esforço é proveitoso. Do grão de areia fazem séculos o monte. Uma voz solitária precederá à escola.

E há, com efeito, para os povos que começam, para os habitantes dos novos continentes, uma grande escola que erigir, um apocalipse que anunciar, uma revolução que empreender: a repulsa dos prejuízos hereditarios. — Cortar a tradição? Aniquilar a história? Subtrair ao futuro os seus antepassados, o presente e o pretérito?

— Não. Mas desarraigar a rotina, parasita do movimento; substituir a imobilidade do prejuízo de raça o incitamento humano do progresso indefinido; apagar o fogo estéril dos ódios de classes e dos ódios de povos e levantar, do meio das ilações, o luzeiro esplêndido dos princípios fecundos.

Cartas do Solitário - Página 20 - Thumb Visualização
Formato
Texto