O Brasil Central. Expedição em 1884 para a exploração do Rio Xingu

uma analogia compreendida somente dentro das duas séries, nas seguintes: orelha, nariz, boca, pena, dedo do pé, unha, umbigo, joelho, pele (canoa) — madeira, arco, flecha, canoa, cuia, — homem, casa — jaguar, crocodilo, — beber, comer — farinha, batata, milho, fumo, mandioca, algodão.

Essa demonstração é um documento claro que permite verificar a pré-história dos jês. Todas as palavras de uso quotidiano são do tempo da caça e todos os vocábulos que exprimem utensílios e produtos de lavoura só são comuns às tribos mais intimamente aparentadas, de modo que o desligamento deve ter-se realizado quando os jês ainda se encontravam no período mais baixo da sua cultura.

Acompanhemos, desse modo, os vestígios que nos levam ao passado dos aborígenes do Brasil oriental e teremos diante de nós, antes de mais nada, a questão: Serão os jês aparentados com os crens de Martius, sendo que, em primeiro lugar, com os seus representantes mais importantes, os botocudos?

"Como os clãs nortistas da tribo jês", diz Martius, "usam a palavra "crã" para os designar, além de harmonizarem alguns vocábulos nos dialetos da tribo jês e dos crens, pode-se pensar então que tenha havido alguma ligação entre eles em tempos anteriores. Em todo o caso isso se teria dado num período muito primário, pois em geral os jês indicam, pelo desenvolvimento de seus costumes e de sua política, um avanço sobre os crens".

Esforcei-me em examinar mais cuidadosamente essa hipótese de Martius, e julgo poder provar que ela se confirma inteiramente por meio da comparação filológica.

Chamando a atenção do leitor para a relação dos vocábulos dos suiás, assim como das observações respectivas, junto aqui, para melhor serem entendidas, as analogias mais importantes:

Botocudos: cabeça = courou — wa-kurá, dos suiás.

craîne — i-cran, dos caraós.

cabelo = kä — i-kei, dos caraós.

língua = igioto-k — ioto, dos caraós.

dente = jounne — djoua, em apinajés — itchoua, em caraó.

olho = ketom — datoi, dos xavantes; radical "to" dos jês.

pé = pó — i-paá, em caiapó.

mão = pó, ni po — i-pa = braço, em caiapó; radical "pa" dos jês.

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