essa união. Mas, para a concretização de uma relação "cognata" essas poucas similaridades não oferecem os necessários pontos de apoio.
Ao contrário disso, acredito que posso justapor aos jês-botocudos um outro grupo, o dos goitacás, hordas existentes desde profundezas das províncias litorais do Rio de Janeiro até o norte da Bahia, velhos inimigos vizinhos das tribos tupis que se adiantam ao longo do oceano. É claro que só os reuniria aos antigos dos antigos, isto é, à tribo-raiz comum. Dente, pé, braço (patá, ni-poi), lua, água, fogo ou madeira fornecem, por certo, uma cadeia deficiente de concordâncias, mas concordâncias essas francas e ordenadas. Das 11 tribos citadas por Martius só os maxacalis, macunis e o grupo dos capoxos, os cumanaxós, panhames foram tomados em consideração relativamente a isso. Pode-se, talvez, baseando-nos no vocabulário, acrescentar os pataxós; os coropós, porém, tomaram em seu uso tantas palavras dos coroados, que a sua posição se torna pouco clara: é possível que sejam uma horda goitacá absorvida pelos coroados.
Com respeito aos jês do leste, de cujo material linguístico se podem determinar de certo modo os cotoxós, camacãs e masacarás, não há matéria bastante que permita deter-nos mais longamente no seu estudo. Embora se possa reconhecer não com dificuldade a impregnação-jê nessas tribos, muitíssimo fragmentadas, misturadas e espalhadas para longe, esses idiomas se têm, contudo, como acontece com o carajá do oeste, deturpado de maneira tão estranha que o colecionador de vocábulos, apreciador dos bons exemplares, pouco se satisfaz com o manejo de tão tristes fragmentos linguísticos. Seria sem dúvida altamente interessante se possuíssemos mais do que simples pedaços de palavras. Os masacarás põem-nos de novo em contato com os quiriris e os sabujás, cuja origem obscura nos ficou como um resto insolúvel na distribuição dos Guck de Martius.
E tanto mais nos entristece a insuficiência de conhecimentos sobre essas tribos, quanto vermos nos goitacás, botocudos e jês os aborígenes do leste, os habitantes primitivos das costas montanhosas brasileiras de acordo com a história das tribos que conservaram.
Como as chamaremos se as reunirmos num todo? Martius deu-nos os jês, os crens, os goitacás. Por considerar demonstrado o parentesco existente entre os crens-principais, os botocudos e os jês, mas ser obrigado a desligar os crens restantes (pelo menos os puri-coroados) dos coroados, eu poderia entender a conservação do nome de crens se, através disso, a categoria média social-etnológica entre os goitacás