e os jês fosse designada como tribos da região coroado-botocudo. Isso mais confundiria do que explicaria. Deixarei de lado, primeiro, por isso, os coroados e os puris, os quais não sei, por ora, onde colocar, assim também a classificação "crens", e procurarei um nome conjunto para os goitacás, jês e botocudos, pois não seria possível manejarem-se as explorações sem a possibilidade de se denominar a nova criação.
Como não há elementos gramaticais que sirvam à denominação, eu gostaria de me utilizar de um velho conceito histórico, quase esquecido, e que aliás mereceu esse destino por causa das representações que antigamente se ligavam a ele e que assim farei voltar à vida, dando-lhe um conteúdo novo e bem definido.
Os descobridores e os primeiros conquistadores das províncias litorâneas acreditavam que os indígenas se dividiam em duas grandes nações, isto é, os "tupis", perto do oceano, e os "tapuios", no interior. Pouco a pouco verificou-se que a segunda denominação só representava um nome coletivo para os não tupis, para os inimigos dos tupis. Tapuüia significa inimigo; tapuüia-tinga, os inimigos brancos, referia-se até aos holandeses e franceses. A expressão "tapuia" que ainda mais tarde se atribuía ao índio primitivo tem, portanto, uma história idêntica à palavra "cariba". Na realidade tratava-se, na maioria, dos enraigados e selvagens autóctones, isto é, os goitacás e botocudos, para os quais o nome era usado com frequência extraordinária. E de acordo com as nossas explanações havia certo fundo a essa representação das duas grandes tribos que povoaram as primeiras extensões de terra. Assim, de início encontraram-se, de fato, duas grandes massas de povos dividindo os aborígenes que de há muito se achavam separados em numerosos bandos e os tupis sensivelmente mais vigorosos e muito mais desenvolvidos no sentido cultural, vindos do sul, que atravessaram aquela via e, estabelecendo-se ao longo da costa, foram ter ao rio Amazonas.
De acordo com essas ideias o nome de conjunto de tapuia, dado aos principais inimigos do oeste dos tupis, é tão utilizável quanto a mais forte oposição norte, com que se chocou o movimento tupi, e deve ser ainda hoje válido (em se tratando, naturalmente, apenas de parentesco) para a comunidade das tribos dos caribas.
Chamo "Povos Tapuias" a todos os aborígenes aparentados, do centro e do leste do Brasil, dos quais se pode demonstrar que pertençam aos grupos dos goitacás, botocudos e jês. Encontramos ou podemos acompanhar esses tapuias pelas suas vias mais remotas, isto é, a partir de, mais ou menos, 20° até 5° de latitude sul, do oceano Atlântico até o rio Xingu.