aprendem o uso das redes com esses bacairis e se desenvolveram saindo do mais baixo nível dos aborígenes brasileiros. Só entre os suiás é que as mulheres andam totalmente desnudas, enquanto entre os bacairis e os custenaus elas usam, pelo menos, uma folhinha de palmeira dobrada. Dos homens das diferentes tribos do Alto Xingu, só os trumaís se distinguem pelos seus trajes edênicos.
Verifica-se que os primeiros resultados aproveitáveis são decididamente os da comparação filológica e quando, como no nosso caso, esses resultados não sofrem nenhuma contradição das observações antropológicas e etnológicas, pois, antes, pelo contrário, são até bastante confirmadas por eles, o fato nos satisfaz muito mais. A linguística, portanto, fornece-nos os pontos de apoio dignos de confiança para o reconhecimento do parentesco ou não parentesco dos nossos índios e só ela nos põe em condições de reconhecer, de algum modo, os marcos que nos guiam às localizações afastadas de outras tribos.
A ligação estende-se, caso minhas afirmações sejam felizes e obtenham a aprovação dos entendidos, por territórios vastíssimos. Estrela muito rara guiou-nos favoravelmente por um caminho que nos pôs sempre em contato com, pelo menos, um representante dos mais importantes tipos de tribos. É nisso que o Xingu apresenta qualquer coisa de especial em relação a todos os afluentes do Amazonas. E é por isso que se torna urgente que a investigação iniciada na parte menos extensa ocupada pelos índios do Xingu se estenda de agora em diante para além do Coliseu e pouco a pouco atinja os segredos que todo aquele quadro nos oferecer. Desejamos que isso se faça breve e de modo mais completo. Já salientamos como seria valioso descobrir, ali mesmo, ainda outros caribas, nem é possível dizer! Os cajibis nas cabeceiras do Tapajós foram, de acordo com a lenda, criados da mesma madeira de flecha que os bacairis.
Nada de metais, nem cães, nem bebidas fortes, nem bananas! Com esses caracteres encontramos a verdadeira idade da pedra em tribos, cujos parentes vivem espalhados por quase dois terços do continente sul-americano, ou temos diante de nós, em estado primitivo, os principais tipos de tribos, hoje, mais ou menos penetrados do movimento cultural que entra de toda a parte e por isso mesmo só acessíveis ao estudo de um modo restrito, mas encontramos por fim um campo de investigação propício no espaço estreito que é a região entre a catarata de Martius e a linha divisória das águas, no sul — com efeito! Não é verdade, então, que a Província de Mato Grosso guarda tesouros maiores que ouro e diamantes?