Que quantidade de forças de trabalho poderia ser empregada nesse solo, mas também, que enormes recursos e meios de comunicação se obteriam! Nessa área, superior à Alemanha, à França e à Itália juntas, reside uma população de pouco mais de 70 mil habitantes, que, conforme Halle, ocupa o 26.º lugar na série de cidades alemãs! Os habitantes são, na maior parte, mestiços de brancos, índios e negros, sob as mais variadas formas, sendo que o elemento mais numeroso provém do cruzamento europeu-americano. Uma décima parte (sete mil indivíduos) é constituída de escravos. Juntem-se-lhes os índios selvagens que vivem ali e cujo número se avalia em 24 mil, sendo que os índios mansos se acham subordinados à administração de sete Diretorias.
A respeito de cidades, apenas Cuiabá e Corumbá têm alguma significação. Ambas assumiram até certa importância desde o início da navegação a vapor sobre o alto Paraguai. A correspondência entre Rio de Janeiro e Cuiabá leva 31 a 32 dias, o mesmo período de tempo que é preciso para se ir do Rio a Hamburgo e, ainda, de Hamburgo a Nova York. Não existem telégrafos nem estradas de ferro.
Não é para admirar que as más línguas, não se tratando dos cargos mais elevados, chamem de exílio a designação de um oficial ou funcionário para Mato Grosso. Um dos enviados para lá se refere à Província, dizendo: "É a Sibéria brasileira." No ano de 1879 a guarnição se compunha de 1.781 homens, inclusive 141 oficiais, três batalhões (o 8.º, 19.º e 21.º) de infantaria, duas baterias de artilharia, um corpo de cavalaria; a frota era de dez navios de guerra (um couraçado, três canhoneiras, três monitores e três pequenos vapores) com uma tripulação de 80 soldados da marinha e 27 aprendizes. A pequena fortificação de Coimbra protege o Paraguai. Na guerra sangrenta com o Paraguai, país vizinho, a parte sul da Província sofreu muito com a invasão do inimigo.
Que produz o solo? Em que estado se encontram a lavoura, a criação de animais, o comércio e a indústria?
A descoberta do ouro e dos diamantes ofereceu o primeiro estímulo à imigração. Apesar disso, as minas acham-se paradas, porque o terreno facilmente conquistável está esgotado e o que se acha mais longe ou em maior profundidade só poderia ser explorado por meios vindos de fora. Diamantino decaiu e os poucos habitantes arrastam uma vida miserável num clima impuro. Outros tesouros ainda se ocultam, em grande quantidade, nas minas de cobre e ferro. Corumbá exporta cal para o Paraguai e, em algumas cavernas, encontra-se a salsaparrilha.
Se "Mato Grosso" fosse realmente densa floresta, conforme o nome indica, seria de esperar, em primeiro lugar, que o seu solo fornecesse as