Dias Carneiro - o conservador

também aureolado por um generoso coração, que o tornava com justiça o grande conselheiro daquele vasto sertão maranhense.

Prova-o o depoimento de Bruce respondendo, ao depois, processo que lhe fora instaurado, na Corte, e no qual fora absolvido. Referindo-se a João Paulo Dias Carneiro, assim falou em seu depoimento: " ..., um dos homens mais ricos da província do Maranhão, de bom grado e com o maior entusiasmo se prestou a defender o Trono Imperial, juntando um corpo de tropas de 1.200 a 1.600, e pondo-se à testa delas para rebater a facciosa Junta de Itapicuru, marchando em auxílio do presidente, que pugnava em prol dos direitos Majestáticos do Imperante, e da integridade do Império. Acresce de mais que é um dos maiores protetores, que os europeus oprimidos têm encontrado, pois que quando por aqueles sertões são perseguidos, como o foram pelas tropas do Comando do Capitão Clemente José da Costa, um dos membros daquela Junta Expedicionária, a ele correm, e ele de bom coração os ampara e protege, abrigando-os nas suas fazendas e dando-lhes o mais belo tratamento e hospedagem, e por isso é estimado geralmente de todos, quer brasileiros, quer europeus".

Assim vivia na "Gameleira", estimado por todos em geral, o já agora Comendador e Tenente Coronel João Paulo Dias Carneiro.

Dias Carneiro - o conservador - Página 32 - Thumb Visualização
Formato
Texto