automóveis; fez açudes, poços tubulares e grande quantidade de cercados de pastagens; montou engenhos, moinhos e máquinas para o beneficiamento dos produtos de suas lavouras e algumas serrarias para o aparelhamento de madeiras.
Para chegar a esses resultados o serviço, além das repartições coordenadoras, onde se estabelecem os planos de trabalhos e se estudam e resolvem os problemas peculiares a cada zona indígena, teve que fundar 67 estabelecimentos no interior dos Estados e que vão desde simples e remotos albergues nas florestas da Amazônia, de Mato Grosso, de Goiás, do Maranhão, da Bahia etc., até verdadeiras "povoações indígenas", com escolas e oficinas, dotadas dos principais recursos de comodidade, inclusive luz elétrica, como sucede na Araribá, em São Paulo, e no Ligeiro, município de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. A princípio o Serviço de Proteção aos Índios teve como órgãos de direção geral e nos estados oficiais do exército, o que foi de grande vantagem para o desempenho de tão espinhosas funções. Tendo por si a coragem, o desprendimento, a cultura sistemática do civismo e até o natural prestígio da farda, eles fundaram na instituição nascente uma prestimosa escola de patriotismo que ainda hoje dá os seus frutos.
Ao encerrar esta rápida notícia convém salientar que antes da criação deste serviço não somente os índios nada tinham de seu como eram perseguidos e trucidados em diversos pontos do território nacional, espoliados das suas misérrimas propriedades e cruelmente ofendidos na honra de suas famílias. Seus algozes eram sobretudo