a comércio novo de troca, de seus produtos pelos da gente que lhes parecia poderosa e boa.
Não sendo, entretanto, bastante abrigada a enseada do aportamento, foi procurada outra ancoragem para a frota, alcançada dez léguas ao norte.
"Ao sábado pela manhã mandou o capitão fazer vela e fomos demandar a entrada, a qual era muito larga e alta, de seis a sete braças, e toda las naus dentro e ancoraram em cinco e seis braças, a qual ancoragem dentro é tão grande e tão fremosa e tão segura que podem jazer dentro mais de duzentos navios e naus".
Da excelência do porto resultou o nome de "Porto Seguro", com que foi batizado pelo capitão-mor.
Num ilhéu da baía foi cantada a primeira missa no Brasil; a 26 de abril, domingo de páscoa, por Frei Henrique de Coimbra, guardião dos frades franciscanos, que acompanhavam a poderosa expedição pacífico-belicosa por Dom Manuel enviada à Índia, a maior até então desprendida de Portugal para as descobertas: 1500 soldados, negociantes aventurosos, aventureiros, mercadorias variadas e dinheiro amoedado.
***
O Brasil ao ser francamente revelado pela armada de Pedro Álvares Cabral era densamente povoado.
O abade Durand, um dos antigos autores que escreveu sobre o Brasil, relata que "em todo o vale do Amazonas, do seu extenso estuário até as suas mais altas cabeceiras, os íncolas eram tão numerosos, que pareciam enxames de mosquitos".
Sabido é que o célebre Cabo, que acompanhou Pedro Teixeira a Quito, Pedro da Costa Favela, descobridor do rio Negro, só no pequeno rio Urubu, afluente do