As culturas negras no Novo Mundo. O negro brasileiro - III

pontos de vista biológico, social, psicológico ou cultural, sob que são estudados. Assim, a adaptação é um mecanismo biológico; a acomodação e a assimilação, mecanismos sociais; o ajustamento, mecanismo psicossocial; a aculturação, mecanismo cultural.

Os termos confundem-se frequentemente, com as várias escolas e os vários tratadistas, uns tomados pelos outros. Mas em antropologia cultural, o termo de aculturação vem ultimamente se generalizando.

A comissão para o estudo da aculturação constituída pelos professores Robert Redfield, da Universidade de Chicago, Ralph Linton, da Universidade de Wisconsin e Melville J. Herskovits, da Northwestern University, chegou a um acordo sobre a definição do processo: Aculturação compreende aqueles fenômenos resultantes do contato, direto e contínuo, dos grupos de indivíduos de culturas diferentes, com as mudanças consequentes nos padrões originais culturais de um ou ambos os grupos.(10) Nota do Autor Estes autores distinguem a aculturação, da mudança cultural (culture-change), um aspecto da primeira, e da assimilação, que é apenas uma fase do processo total.

A comissão propôs um método de trabalho, consistindo nas listas do material a ser colhido, classificações desse material e técnica a ser empregada. Na análise do processo, têm que ser estudados os tipos de contatos culturais, as situações, em que ocorrem, e os processos da aculturação. Por fim, verificam os mecanismos psicológicos da seleção e integração de traços, sob a aculturação e os resultados desta.

Os sociólogos norte-americanos têm-se dedicado com especialidade ao processo de mudança cultural(culture change)