critério dos métodos científicos sem prejulgados raciais e sem o aligeiramento literário que se nota nas obras de muito dos nossos ensaístas.
Resta-nos o exame das relações de cultura, que interessam especialmente a este trabalho. Os contatos culturais não implicam necessariamente o contato de raças, porque podem ser indiretos, isto é, quando os membros do grupo não chegam a uma associação pessoal imediata. É o que ocorre, nas influências à distância, entre os povos. Na América, certas tribos indígenas, como destaca Reuter, introduziram a cultura europeia, através do seu contato com outras tribos.(7) Nota do Autor No Brasil, o negro também foi um fator de transporte indireto da cultura europeia, como no caso referido pelo professor Roquette Pinto e acentuado por Gilberto Freyre, da ação civilizadora dos escravos fugidos entre os índios da serra dos Parecis.(8) Nota do Autor Houve aqui um contato indireto de cultura, fenômeno que atinge à sua mais alta expressão na imitação à distância, das culturas de povos mais adiantados pelos outros mais atrasados(lei de imitação do superior pelo inferior de Tarde).
Os contatos diretos ocorrem nas migrações de uma área a outra, ou quando os representantes de uma área mais adiantada se introduzem em outra mais atrasada. Nos contatos sociais, conhece-se um certo grupo de processos afins, que os psico-sociólogos têm descrito com os nomes de adaptação, acomodação, assimilação, ajustamento, aculturação.(9) Nota do Autor As diferenças residem nos