achará Vossa Reverendíssima duas cópias destes documentos para sua direção e regímen. Outrossim, devo prevenir que em qualquer impedimento ou ausência de Vossa Reverendíssima do Aldeamento, deve ser substituído pelo Vice-Diretor.
Significando a Vossa Reverendíssima o meu contentamento por ver que se vai iniciar a grande obra da Catequese dos Indígenas do Mucuri, tenho toda a esperança de que os esforços de Vossa Reverendíssima e de Frei Angelo, auxiliados pela proteção divina, hão de corresponder aos desejos do Governo Imperial e aos desta Diretoria.
O Diretor Geral
A. L. de Magalhães Mosqueira"
Frei Serafim e seu companheiro permaneceram dois meses na cidade de Ouro Preto, durante os quais se puseram a par da situação e hauriram os conhecimentos indispensáveis para o bom desempenho da árdua missão que lhes era confiada.
O Brigadeiro L. A. de Magalhães Mosqueira teve ensejo, durante esse tempo, de conhecer, de perto, a alma apostólica de Frei Serafim, seu talento e raras virtudes cristãs, além da dedicação e piedade e santos propósitos do seu companheiro, Frei Angelo. Entre ele e os missionários firmou-se sincera amizade e mútua admiração, como resulta da correspondência oficial e particular mantida durante muitos anos.
* * *
III - Frei Angelo em sua "Sinopse"(3) Nota do Autor lembra a despedida com estas palavras: "...com muitas recomendações