Nas selvas dos vales do Mucuri e do Rio Doce

as desavenças passadas... "Vindo pouco depois Constantino José Pinto à procura de poaia, para negócio, abriu estrada para Muriaé, por onde transitaram tropas com mantimentos para sustentança dos Coroado que poiavam com os Puri, a qual estrada o mesmo dito Diretor com os caçadores a aumentou até onde estabeleceu um quartel, onde presentemente é a povoação de São Paulo".

Godofredo Ferreira(3) Nota do Autor enumera e especifica as diversas tribos localizadas no vale do Mucuri. "Recuando - escreve ele - do litoral, os Maxali, os Naquenanuque, os Giporoque, os Macuné, os Araná, os Urucu, os Pojixá, os Crisciúma, os Ta-Monhec, os Pote, os Pataxó etc... se fixaram na extensa faixa de terra que se encontra situada no vale do rio Mucuri, estendendo-se ao N. E. e N. O. até alcançar o Jequitinhonha, até o rio Doce e Suassuí Grande. Essas tribos, que em sua totalidade integravam a poderosa e temida nação Botocuda, viveram em contínua e fratricida guerra, que a fome ateou, obrigando-as a se disputarem pequenos territórios, onde encontrassem raízes tubarosas alimentícias, alguma caça e peixe com que manter a própria subsistência. Resultou desse ininterrupto e sanguinolento embate entre irmãos, como era fatal, a derrota e absorção dos mais fracos pelos mais fortes.

"Deste modo, batidos e perseguidos encarniçadamente pelos Naquenanuque, Giporoque, Pojixá etc., os Maxali, os Macuné e outras tribos, fugindo à sanha dos seus implacáveis inimigos, pediram proteção aos brasileiros civilizados no quartel que mantinham no lugar Alto dos Bois, distante cerca de cinquenta e nove quilômetros da cidade de Minas Novas. Explica-se desta forma o Doutor Victor Renault, quando de sua viagem por determinação do Governo

Nas selvas dos vales do Mucuri e do Rio Doce - Página 88 - Thumb Visualização
Formato
Texto