amansam com carinho. Além disso, proibiu em absoluto o uso de álcool. Com tal proceder e tais providências os transeuntes, as tropas e os carros, empregados na importação e exportação de mercadorias de Santa Clara para o interior da província e vice-versa, viajavam na maior tranquilidade possível.
"Mas Teófilo Otoni - continua Frei Angelo - viu-se obrigado a deixar o Mucuri por motivos políticos, tendo lhe faltado o apoio do Governo, que era seu adversário e até hostilizava."
"Em todos os tempos sempre houve entre os homens o partido do bem e do mal. Ordinariamente o mal se propaga mais depressa que o bem: antes de conhecer este, a natureza humana pratica o primeiro. Parece que os Pojixá, na familiaridade que tinham com os civilizados, a estes pediam naturalmente as coisas necessárias à vida; mas nem sempre eram atendidos, nem podiam sê-lo em tudo; eram, às vezes, tratados com recusas atrevidas e desaforadas, sobretudo as mulheres. Consequentemente, originou-se entre os dois povos tamanha desavença que degenerou em cruel guerra: os moradores, os tropeiros e carreiros foram atacados e flechados e, muitas vezes, para escaparem à morte, fugiram, abandonando as cargas e mercadorias de que os Pojixá se apoderavam e levavam para o centro das matas. Até os simples viandantes eram muitas vezes flechados. Tudo isso fazia desesperar os habitantes de Filadélfia. Que o povo bem armado se reunisse e fosse ao alcance dos ladrões, assassinos e salteadores de estrada para exterminá-los ou, ao menos, afugentá-los! Era o pensamento, o conselho geral."
"Mas assim só podia arrazoar quem não conhecesse as matas do Brasil, que são de tal ordem que serviam para os índios de fortalezas seguras e inexpugnáveis."
Era essa a situação dos índios do vale do Mucuri e rio Doce, quando, muito depois do fracasso da Companhia do