Evolução do povo brasileiro

até agora incontrastável, das correntes latinas continua permitindo à população branca do país manter-se dentro do padrão antropológico e cultural das raças mediterrâneas — as mesmas que, desde o berço, vêm presidindo à nossa formação.

II

Os aspectos, entretanto, mais interessantes são relativos às instituições políticas. Observando-as, hoje, concluímos que a obra da unificação nacional e da centralização política prossegue aceleradamente. Caminha-se, neste sentido, a passo de carga. Tanto os meios de circulação material, como os de circulação espiritual, se desenvolveram, com efeito, intensamente neste espaço de três lustros: — ferrovias, navegação, telégrafos, correios, como se verá nas notas com que atualizamos os dados estatísticos.

Há que acentuar o advento de três novos meios de comunicação, que nos vai permitir uma maior aproximação, não só material como espiritual, de todos os centros de população do país: quero me referir à radiofonia, à radiotelegrafia e à aviação. Todos os três agentes por excelência da nossa unificação material ou moral. Todos os três destinados a ser fatores poderosíssimos na obra do desenvolvimento e consolidação da nossa consciência coletiva nacional.

Evolução do povo brasileiro - Página 42 - Thumb Visualização
Formato
Texto