Evolução do povo brasileiro

Explorados e difundidos até o máximo das suas possibilidades, outros fatores constituirão, certamente, no futuro, como, aliás, já estão constituindo, ao lado das redes de comunicação postal, telegráfica, ferroviária e marítima, os mais eficazes instrumentos com que poderemos contar para ultimar esta empresa em que estamos empenhados há mais de um século: de corrigir — pela ação disciplinar de uma organização política centralizadora e unitária — os inconvenientes da nossa excessiva base física, da nossa dispersão demográfica e da ação centrífuga dos agentes geográficos.

III

Não é só. Dois fatos novos, de caráter social um e político outro, surgidos o primeiro em 1931 e o segundo em 1937, vão concorrer, da forma mais decisiva para assegurar melhores e mais seguras condições de êxito a este pensamento centralizador, velho de duzentos anos. O primeiro é a organização sindical e o segundo é a organização corporativa.

Iniciada em 1931, a organização sindical é recente, está ainda em começo, mas já vem desdobrando os seus efeitos no sentido da articulação das forças produtoras e econômicas do país num plano nitidamente nacional. Presos à disciplina do poder central, porque giram em torno do Ministério do Trabalho, as classes produtoras, através dos seus sindicatos, desprendem-se cada vez mais

Evolução do povo brasileiro - Página 43 - Thumb Visualização
Formato
Texto