sobre a água que oferecia verdadeira coleção de botânica. No topo medravam Cactus pendulus e Phyllanthus, cujos ramos pendiam como cordas; no meio, Caladium e Tillandsia vicejavam luxuriantemente entre vários musgos, enquanto fetos (Filix) e outras plantas cresciam na base. Nos galhos dessa árvore curiosa havia numerosos ninhos, em forma de saco, do "guache" (Oriolus haemorrhous, Linn.), que, à feição de todos desse gênero, nidifica sempre em colônias. Tal é a lei da vida, universalmente esparsa, e sob os modos mais diversos, por esses climas tropicais. Em muitos pontos pequenos corregos ensombrados deságuam no rio, nas margems dos quais a "aninga" (Arum liniferum, Arruda), já mencionada, cresce em abundância. O caule cônico grosso em baixo e adelgaçado em cima atinge seis a oito pés de altura. Aqui e ali surgem "fazendas", onde a mata foi derrubada e se cria agora um pouco de gado; em torno das casas se vêm, também, inúmeras laranjeiras.
Colhido por violento aguaceiro com trovoadas, voltei à vila, prosseguindo depois para Comechatibá. Um grande barco fora, ultimamente, jogado à costa nesse lugar, morrendo as seis pessoas que iam a bordo: prova de que esses litorais são perigosos à navegação; não bá cartas dos mesmos e só se empregam pequenos e leves navios costeiros. O rei está fazendo grande benefício ao país, mandando proceder a um acurado levantamento dessas costas.
Na "fazenda" de Caledônia fui recebido com a maior hospitalidade pelo sr. Charles Frazer, e aí encontrei, para minha grande alegria, jornais da Europa. Fui obrigado a passar uma longa e aborrecida noite à beira do rio Corumbao, porque a vazante já terminara. Chovia sem parar; fazer uma choça era impossível, pois não tínhamos nem galhos nem folhas; quando muito, pudemos acender uma fogueira miserável. Na manhã seguinte procuramos caranguejos ("eiri"), de que há abundância no rio e na "lagoa" vizinha. Duas espécies vivem aí, uma no mar e outra nos rios. Conseguimos uma grande medusa (Medusa pelogica, Bosc.) que o mar arremessara à costa e tiramos-lhe dos intestinos um caranguejinho esbranquiçado, ainda perfeitamente vivo. Vimos numerosos "urubús", que muitas vezes pousavam, em grande número, numa árvore: além disso, vimos também gaivotas, que voavam em alarido sobre a boca do rio, e a águia-pesqueira (Falco Haliactos, Linn.)*Nota do Autor, que planava acima do mar, ávida, em busca do peixe. Vira muitas vezes essa formosa ave de rapina, mas ela sempre se mostrara muito esquiva aos meus caçadores entretanto, quando cheguei a Belmonte, encontrei-a na coleção que meu pessoal, tendo ficado atrás, fizera na minha ausência. Assemelha-se, sob todos os pontos de vista, à águia-pescadora alemã, e, como muitas outras aves, parece contradizer o acerto de que o mundo vivo da América nada tem em comum com o das demais países do globo.