Viagem ao Brasil nos anos de 1815 a 1817

os ingleses "portuguese man of war"; os franceses "galère". Mais próximo do Equador, diminui o número desses moluscos e, pelo contrário, aumenta o de Medusa pelagica(12) Nota do Tradutor. Aves marinhas voavam às vezes em torno de nós. O nosso segundo comandante pegou com as mãos, depois de uma rajada de vento, uma andorinha do mar (Sterna stolida, Linn.), que, cansada, veio pousar a bordo; vimos também fragatas (Pelecanus aquilus, Linn.)(13) Nota do Tradutor que haviam sido trazidas dos rochedos vizinhos.

Enquanto atravessávamos a parte norte da zona tórrida, o tempo se conservara geralmente belo; mas, depois, o calor, que foi continuamente aumentando, tornou-se muito incômodo. Nuvens sombrias, indícios de chuva e tempestade se elevavam isoladas no horizonte; espalhavam-se e aproximavam-se rapidamente, trazendo uma borrasca violenta e uma forte chuvarada, que num instante inundou o navio; mas, comumente, o sol brilhava de novo meia hora depois. Quando começou a se alterar nossa provisão de água potável, essas pancadas de chuva foram recebidas com prazer. Os navegantes imprudentes que, ao se aproximar semelhante meteoro, não cerram as suas velas superiores, têm sofrido muito, com frequência, dessas rajadas fortes e bruscas, e delas têm sido vítimas. O nosso comandante nos contou que um acidente desse gênero se dera pouco tempo antes com um navio, que sossobrava. O nosso teve uma vela rasgada; como se tomavam sempre as necessárias providências, não sofreu outra avaria.

A 22 de junho, o "Janus" transpôs a linha. Não foram esquecidas as cerimônias habituais em semelhante ocasião. Ao sul do Equador, o tempo piorou. Chuvas de pouca duração, acompanhadas de violentas rajadas, eram frequentes; o mar se mostrava muitas vezes agitado; viam-se com maior frequência procelárias, golfinhos, toninhas e outros cetáceos maiores.

Cruzamos o Equador aos 28º25' de longitude oeste de Greenwich, porquanto, navegando antes nas paragens mais próximas da costa da África, onde apanhamos muita chuva e furacões, havíamos aproado,