nas caixas fechadas, quando estas não são de fabricação perfeita. O melhor meio de defesa contra tais inimigos é espalhar tabaco em pó sobre os insetos, que se tira depois facilmente soprando em cima. Para apanhar insetos voando, é preciso ter redes próprias, presas na ponta de compridos paus, pois muitas borboletas voam muito alto e rápido.
Quanto aos vermes e moluscos (556)Nota do Autor, coloquei, em pleno mar, algumas fisálias e medusas no álcool que se conservaram muito bem, sobretudo as últimas. Os tentáculos das fisálias se estragaram, só a vesícula não sofreu alteração. Fazer uma coleção de todos esses animais é uma empresa cheia de dificuldades e muito dispendiosa; não é possível fazê-la completa.
Os objetos que convêm no caso levar da Europa para o Brasil limitam-se a facas, tesouras e outros instrumentos de boa qualidade; e a uma boa receita para fazer sabão arsenical, que se pode preparar na Bahia ou no Rio de Janeiro.
Para se colecionarem vegetais, não se pode empregar com vantagem papel de embrulho sem cola; é muito mole e seca dificilmente uma vez molhado. As plantas das regiões quentes são geralmente mais suculentas do que as dos climas temperados; por conseguinte, não é possível secar lentamente como entre nós as plantas aéreas, pois que apodrecem. Só se deve empregar nessas zonas papel forte e com cola, que se põe todo dia ao pé do fogo, e depois se colocam nele as plantas quando ainda está quente, operação muito incômoda por causa do calor e da fumaça.
Quando as plantas já se acham secas podem ser postas em papel sem cola, e remetidas para o seu destino. Mergulham-se as plantas carnosas durante oito a dez minutos em água fervendo, de modo, porém, que o vapor não atinja as flores; em seguida comprimem-se como de costume as folhas, e elas perdem o seu suco. Depois de chuvas seguidas, é necessário expor ao sol o material colhido, enxugar a umidade que se forma na superfície das plantas, e expor de novo ao sol as partes que foram limpas.
As coleções de mineralogia são as mais fáceis de colher e conservar; mas o seu transporte luta com grandes obstáculos. Em pouco tempo se reúne material para completar a carga de um burro, aumentando-se assim consideravelmente o número de homens e animais necessários, o que acarreta grandes despesas. Muita vez não é possível conseguir outros animais e deve-se, também, levar sempre em conta que alguns podem fugir. Formei, no interior das florestas, uma coleção das diferentes rochas que encontrei, e vi-me obrigado a jogar fora essas amostras por não ter tido mais onde comprar animais para transportá-las.
Não se pode guardar muita coisa em pequenas caixas; por outro lado, os grandes caixotes são também incômodos, pois a sua largura,