uma censura ou queixa ou se deixa exceder em conceitos pejorativos ante o aspecto descoroável das coisas.
A sua ciência, profunda num ânimo bem equilibrado e sempre aberto à simpatia, torna sumamente agradável a leitura das suas relações de viagem. Von Martins é escritor elegante, e, porque se compenetra, íntimo das cenas da natureza, descreve-as com mestria que, por vezes, arrebata.
O seu contato forçado com os índios, onde, não raro, era ele o único homem branco da equipagem nas canoas no Alto Amazonas, longe de lhe dar tédio ou despertar desconfiança, ascende, ao contrário, em simpatia por esses aborígenes em extrema rudeza"... e a cada passo, de dia e de noite, diz ele, pude fazer deles objeto de observação, cujo interesse científico se aumentava, pela simpatiia que o homem deve ao homem."
Von Martins viajou pelos sertões da Bahia, e essa parte das suas relações de viagem, que tanto nos interessa, jamais se verteu para o português ou para língua mais acessível ao nosso meio latino.
Poucos entre nós a conhecem. Eu mesmo, que em 1878 fiz quase o mesmo trajeto do sábio bávaro e o descrevi, não a tinha lido e lhe ignorava o valor que a tradução, tão elegantemente feita agora pelo Dr. Pirajá da Silva, me depara.
O que era o sertão da Bahia, na segunda década do século XIX, descreve-o o sábio viajante com tão grande cópia de informações, com tão vivas cores do verdadeiro que, quase 60 anos depois, ainda o quadro da natureza não tinha desmerecido. Encontrei-o o mesmo