Forte de São Bartolomeu
Na entrada da pequena baía de Itapagipe está o Forte de São Bartolomeu.
Que estas fortificações parecem suficientes para proteger o ponto mais importante da costa norte do Brasil prova-o a história da defesa da cidade durante 18 meses, pelo general português Madeira, contra as imperiais tropas brasileiras (até 2 de julho de 1823).Nota do Tradutor
Criados mais alguns pontos fortes nas ilhas da baía, seria fácil impedir completamente uma ocupação inimiga desse belo e importante golfo, pois, para sua segurança, muito concorre a própria natureza.
Defesa natural da Bahia
A entrada na baía entre o Cabo de Santo Antonio e a costa leste da Ilha de Itaparica, tem a largura de uma milha alemã, só na metade leste, oferecendo segurança à navegação dos grandes navios de guerra, por ser o fundo do mar muito desigual para oeste.
A costa leste da Ilha de Itaparica acha-se circundada de arrecife submarino, que se estende por 1/4 de hora, em direção ao alto mar. Mesmo nas imediações do Forte do Mar existem alguns lugares pouco profundos, onde, ignorando-se a topografia, podem os grandes navios sofrer avarias.