Através da Bahia – excertos da obra Reise in Brasilien

A conta da farmácia, incluindo o vinho e alguns artigos de cozinha, importa anualmente em 28.000$ (77,816 2/3 florins).

São aceitos também, com grande carinho, nesse hospital, marinheiros estrangeiros. Os ingleses já possuem na Bahia um hospital marítimo próprio, capela e cemitério.



Hospital

No hospital municipal, grande edifício retangular que foi construído e ricamente dotado por um cidadão patriota, Sr. João de Mattos Aguiar, no ano de 1716, são tratados cerca de 140 doentes.

Os recursos desse instituto de beneficência sempre aumentados por legados, graças à influência do Conde dos Arcos e por loterias, bastam para também dotar, anualmente, muitas moças pobres.



Mantimentos

A administração da casa está sob a direção de uma comissão nomeada pelo conselho municipal. Essa autoridade arrenda, ao arrematante, o abastecimento da cidade em carne fresca, peixe e outros mantimentos; e, em virtude de não haver concorrência, a Bahia, sofre, por vezes, a falta do fornecimento de boa carne verde.



Gado

As grandes distâncias, donde são trazidas as rezes para o consumo, e, principalmente, as dificuldades causadas