vez de algumas ruas cobertas de capim e de cabanas baixas.
Atualmente, toda a aldeia não possui nenhuma casa sólida, pois, o Colégio dos Jesuítas, construído de pedras de cantaria e tijolos, em 1723, está desabitado, abandonado, já ameaçando ruir.
População
A vila e toda a paróquia, presentemente, só contam 2.400 almas, bem que seja aquela a cabeça da Comarca de Ilhéus e a residência do Ouvidor.
Quanto à educação, aplicação e esforço, estão os habitantes dessa região muito atrasados comparativamente aos mineiros, mesmo aos das menores vilas situadas muito distantes, no interior do continente e muito afastadas de todos os meios de aperfeiçoamento e de civilização.
Deficiência de mantimentos
A indolência e a pobreza ali andam unidas. Os habitantes de Ilhéus, satisfeitos com o estado de constante ociosidade, sem maiores necessidades, descuidam-se tanto da agricultura que, eles próprios, e, ainda mais, os estranhos que com eles se acham, estão expostos à fome.
Graças aos esforços do nosso prestimoso companheiro, o Sr. Schlüter, que se encarregou do mister de chefe da viagem e obrigou o juiz local a mandar buscar mantimentos, numa fazenda situada a algumas milhas