O dinheiro necessário para a continuação da viagem havia chegado depois da nossa volta de Ilhéus e só nos não apareceu o desenhista, cuja vinda da Baviera nos tinha, entretanto, sido anunciada em diversas cartas.
Bem que sentimos sua falta, como companheiro para nossa futura viagem, parecia-nos em todo caso conveniente, esperando-o, não mais alterar o plano da segunda expedição, que agora queríamos iniciar da Bahia. Preparamos nossa partida, entregando o material de história natural, até aquela ocasião colecionado, numa quantidade considerável de caixas, aos cuidados dos Srs. Meuron e Schlüter, a fim de ser remetido para Hamburgo.
S. Ex., o Sr. Governador Geral, Conde de Palma multiplicou as provas do seu interesse científico, não só pelas cartas de recomendação às autoridades do interior de sua província, como ainda, ao Governador da Capitania do Piauí.
Seja-nos, agora, permitido consignar nossos sinceros agradecimentos ao notável estadista e magnânimo hospedeiro, Sr. Marechal Felisberto Caldeira Brant Pontes.