Geologia
Tal estrutura geológica nos lembrava a de Minas Gerais, especialmente a da Serra do Caraça, e, a semelhança entre as formações ainda maior seria, se as amostras de um oligisto muito abundante e de grã fina, que nos apresentaram no arraial, como provindo de um filão existente na montanha, fossem verdadeiramente dela oriundas, como aliás era provável.
Flora
No cabeço do monte a vegetação também é de aspecto diferente ao da vizinhança e semelhante à de Minas: observamos ao lado dos Cactus polygonus, hexagonus, Candelabrum, M., etc., diversas espécies de réxias, formando charnecas; de Baccharis, Echites, orquídeas crassifoliadas, sobre os rochedos; uma liliácea de flores brancas, (Vellosia plicata, Nov. Gen. fl. 9) e diversos capins de cor verde escura.
Chegando ao cimo da montanha, vimos em derredor de nós a paisagem até muito ao longe, distendida como tapete, não possuindo assim os encantos da mutação, que se costuma observar das alturas. Apenas oferece, à vista, uma vasta planície coberta de caatingas monótonas e irregulares, de rios, atualmente secos; e, limitada ao norte, leste e oeste, por diversas compridas serras.
O aspecto dessas montanhas era para nós do máximo interesse, no que dizia respeito ao meteorólito do Bendegó.
Esboçamos no Atlas um panorama da região que dará ao leitor verdadeira representação de toda a montanha visível.