Através da Bahia – excertos da obra Reise in Brasilien

Em direção ao S. vimos a terra elevar-se em colina baixa, declinar pouco a pouco e confundir-se com o azul longínquo do horizonte.

Sombras de nuvens, que passavam, projetavam listas escuras, que se moviam sobre a parte mais distante do nosso ponto de observação, se destacavam superfícies estéreis muito illuminadas, junto a colinas sombrias.

Tínhamos a O. o extenso maciço da Serra da Itiúba, no qual se distinguem três ordens principais, colocadas uma atrás da outra. A mais próxima era a escura Serra de Cassucá, junto à qual se destacava a noroeste e a norte a Serra da Pedra Branca e, adiante desta, a Serra Grande.



Riacho Bendegó

Entre as duas corre o Riacho Bendegó, no qual foi encontrado o meteorólito.

Ao S., apresentavam-se diversas serras muito extensas e aparentemente mais baixas: a mais afastada numa distância de dez léguas, a Serra de Mainasse e a sua continuação, a Serra do Cumbe; diante delas, a Serra do Caixão e a Serra de Manoel Alves; mais além, para oeste, terminando na planície, a Serra da Lagoinha.



Observações geológicas

O aspecto destas serras é sempre o mesmo. Dorsos arredondados e extensos, sem flancos escarpados, nem abismos ou rochedos abruptos, são, em certos pontos, aplanados pela força das enxurradas, sulcados por córregos