Através da Bahia – excertos da obra Reise in Brasilien

que hoje se acha, porém, cerca de 150 passos para O. e a alguns pés mais acima.

Lá o encontrou entre os matos o nosso guia, quando rapaz, em 1784, na ocasião em que procurava uma vaca desgarrada. O uranólito tinha seu eixo longitudinal orientado de N. N. E. para S. S. O.

O governo foi logo sabedor da existência desse bloco de metal, que a princípio se cuidou ser de prata e, por ordem do Governador D. Rodrigo José de Menezes, o Capitão-mor Bernardo de Carvalho tentou transportá-lo. Fizeram um carro baixo sobre o qual puseram, com dificuldade, o bloco e, em vão, tentaram removê-lo com seis juntas de bois.

Um ano mais tarde, com 20 juntas de bois levaram a carga até o riacho, de onde não mais puderam retirá-la, ficando o carro enterrado na areia frouxa e impedido por um rochedo colocado na frente. Ainda encontramos o bloco de metal repousando sobre a trave principal do carro, parcialmente coberto de areia, que mandamos remover, para conhecer todo o formato desse notável objeto.

Aí estava o bloco com seu grande eixo dirigido de E. N. E. para O. S. O.Nota do Autor



Descrição

A forma irregular lembra a de uma sela alongada. A extremidade, dirigida para leste, é dividida em duas pontas muito afastadas, equanto a extremidade voltada para oeste é mais estreita e simples. O lado do sul é o mais largo, o lado do norte, que se reúne em