partiram a 13 de junho de 1820, depois de se terem despedido de seus muitos amigos.
O séquito que os acompanhou se compunha de dois navios de três mastros, dois brigues e uma escuna armada, que o governo oferecera para escoltá-los.
Não mencionando o material etnográfico, o gabinete da Academia de Ciências de Munique recebeu: 85 espécies de mamíferos, 350 de aves, 130 de anfíbios, 116 de peixes, 2.700 espécies de insetos, 80 de aracnídeos, outro tanto de crustáceos.
Só o material de botânica orçava por 6.500 espécies de plantas.
Do excelente e raro livro do Dr. Hugo Schramm — C. F. Ph. von Martius. — Seine Leben und Characterbild, traduzi a seguinte carta reveladora das superiores qualidades de seu nobre espírito. Nessa missiva se refere o sábio bávaro ao naufrágio de que foi vítima no Rio Amazonas, perto de Santarém; ao modo pelo qual foi milagrosamente salvo e externa os piedosos sentimentos filantrópicos pela infeliz raça dos selvícolas ameríndios.
Enriquecendo esta obra de dous valiosos clichés do ex-voto existentes na Catedral de Santarém — Pará, agradeço a Rvmo. Fr. Rogerino Voges, O. F. Al., que tão amavelmente satisfez este meu desejo, remetendo-me cópias fotográficas.
Hugo Schramm antes de transcrever a referida carta precedeu-a destas palavras:
"Todas as cartas seguintes, em parte, apenas publicadas em excertos, foram por Martius dirigidas ao Sr. J. J. Sturz, Cônsul Geral brasileiro, e, tanto mais aprecio poder publicá-Ias, quanto não somente dão a conhecer as relações do falecido com o Brasil, e o seu vivo desejo, idêntico ao de Sturz, de vê-lo trilhar a estrada do progresso intelectual e material, mas também podem contribuir para dar uma satisfação, embora mui tardia, ao amigo de Martius, curvado sob peso de malogros sem fim.
Sturz está, hoje, a terminar sua vida, cuja total energia, embora não tivesse outro mandato que não o da viva iniciativa individual, fôra e ainda é consagrada aos interesses do Brasil e da nação alemã, com a maior fidelidade e desinteresse, quase como que hostilizando seu próprio bem estar. E,