Através da Bahia – excertos da obra Reise in Brasilien

todavia, ele que fôra mal compreendido em suas intenções, até caluniado e guerreado, de modo mais vil, por muitos patrícios alemães, não recebeu por todos os seus imensos sacrifícios, (estes montam, fora as privações dos últimos 11 anos, passados entre cuidados e inquietações com sua pobre família, pois que esses não se podem avaliar em moeda, pelo menos, a 32.500 thalers, cerca de 180 contos atualmente) outro consolo que o de sua consciência tranquila. Oxalá, as seguintes cartas, como que vozes do sepulcro, às quais poderiam, a respeito, se ajuntar grande número de certas outras de reconhecimento de autoridades ainda vivas, produzam o desejado efeito, tanto no Brasil, quanto na Alemanha. Entretanto, Sturz, mesmo depois de demitido do serviço público do Brasil, suspendera, aos poucos, a correspondência com Martius, em atenção às relações deste com o governo brasileiro.



Meu caríssimo amigo

Tendo que responder a várias notícias interessantíssimas devo começar minha carta com os meus sinceros agradecimentos. Tudo o que o senhor me relatou de referência à colonização, não caiu em terreno safaro e, de minha parte, farei o mais que puder para auxiliar os seus planos. Assim, pois, esperemos antes de tudo, que se apresente uma razão aceitável para, publicamente, tratar a questão da colonização. Logo que isto se der, não demorarei e empregarei todos os meios.

Entretanto, tenho reunido grande cópia de apontamentos a respeito das razões pelas quais os camponeses alemães se veem obrigados a emigrar.

A elevação dos impostos indiretos, principalmente, dos municipais, a carência de livre movimento em todas as condições rurais e a sempre crescente redução dos bens de raiz são os motivos mais essenciais que determinam a emigração dos nossos campônios. Acresce a isso que, as cartas dos que precedem, energicamente convidam a segui-los e também a pressão dos direitos senhoriais correspondem, cada vez menos, ao espírito do século e desperta certa animosidade.

De referência às tristes consequências da emigração para a América do Norte, relativas aos interesses dinásticos e monárquicos da Alemanha, somos bem da mesma opinião, o que também nos há de estimular para uma ação conjunta.